domingo, 4 de março de 2018

CRÔNICAS AVULSAS: FUI ESTRANGEIRO, E VOCÊS ME ACOLHERAM?


ESCULTURA DE BRUNO CATALANO



Aos que estão acostumados com a leitura da bíblia, esse título da crônica não soará estranho, exceto pelo ponto de interrogação, aliás, o título foi extraído do capítulo 25 de Mateus e versículos 35-36, cujo texto integral é esse: “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”. Já a realidade do venezuelano Wilmer, que está em Boa Vista, capital de Roraima, é bem diferente do texto, olhem o que ele diz: “Não foi fácil, para tudo ia caminhando, às vezes fazia trajetos de duas horas, e a comida é dividida entre outros compatriotas. Apesar da emoção que tive ao ver um supermercado lotado de comidas, o oposto da Venezuela, não podia comprar muito”, explica.

A prefeitura de Boa Vista estima que cerca de 40.000 venezuelanos já tenham entrado na cidade, o que representa mais de 10% dos cerca de 330.000 habitantes da capital. De acordo com a Polícia Federal, em 2017 foram registrados 22.247 pedidos de refúgio por venezuelanos. Além do refúgio, os estrangeiros agora também pedem a chamada residência temporária que foi permitida no ano passado e passou a ser gratuita a partir de agosto. Wilmer optou por essa modalidade e em poucos dias na cidade já conseguiu CPF e a carteira de trabalho.

O Brasil é um país cheio de mazelas e que não consegue nem muito bem lidar com seus próprios problemas internos, basta vermos a taxa de desemprego que afeta cerca de quase 13 milhões de brasileiros; isso seria praticamente todo o estado de São Paulo desempregado. O nosso PIB recentemente apresentou um crescimento de 1% em 2017 e isso deixou o Brasil em último lugar dentro de um ranking de 45 países, segundo o levantamento feito pela agência de classificação de risco brasileira Austin Rating. Sim, perdemos para a Letônia, Estônia, Chipre, Lituânia...

Como ajudar esses venezuelanos que atravessam a fronteira com a Venezuela e que chegam ao Brasil todos os dias? Mesmo com a decretação de emergência social feito pelo Presidente Michel Temer para o estado de Roraima, por enquanto nada mudou.

A ausência do Poder Público brasileiro transformou o Êxodo venezuelano numa crise humanitária. Se eles ainda estão vivos é graças aos moradores de Boa Vista e de voluntários que distribuem solidariamente comida para os venezuelanos.

Gostaria de encerrar esse texto com uma frase positiva sobre a esperança, algo que acalentasse a alma do leitor, mas diante dos fatos, não me resta palavras belas, pois é bom ter esperança, mas é ruim depender dela.

***

0 comentários:

Postar um comentário