terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CRÔNICAS AVULSAS: O HONESTO JOÃO


OPERÁRIOS (1933) DE TARSILA DO AMARAL

Não sei você, mas eu moro em São Paulo. E quem mora nessa capital sabe como é um inferno – quando precisamos de algum profissional para realizar algum tipo de reparo em nossa casa. E isso vai das reformas mais simples as mais complexas, ou seja, é um tipo de serviço prestado extremamente precário e volta e meia lidamos com os mais diversos astutos e picaretas “profissionais” do mercado de prestação de serviços – nas mais diversas áreas: pedreiros, eletricistas, pintores... A falta de honestidade (às vezes chego até a acreditar) que no Brasil é crônica.

Contudo, hoje no horário acordado, o João chegou. Encostou seu carro na frente da minha garagem, tocou a campainha e fez seu serviço, enquanto eu ia conversando com ele. João é um serralheiro, e veio arrumar o portão da casa da minha irmã, que havia cedido um pouco, devido uma enorme construção ao lado da nossa casa, o portão estava raspando no chão e tínhamos enorme dificuldade em conseguir abrir e fechar ele.

A habilidade do João era notória, pois rapidamente executou a tarefa com extrema rapidez e precisão. Ele me disse que trabalhava nessa área há mais de 30 anos. Conversamos sobre os mais diversos assuntos, pois João além de ótimo serralheiro era também bom de papo e estava por dentro de tudo que acontece no Brasil.

De tal forma, que a política que a cada dia nos joga ainda mais no fundo do poço (haja vista esse crime que é a reforma da previdência social no Brasil) tomou a maior parte do nosso tempo. João nasceu no município de Alagoinhas na Bahia, e visitava sua terra ao menos uma vez por ano, porém, esse ano devido à crise ele não foi, disse isso com certo pesar nos olhos.

Paguei pelo justo serviço, e quando João deu ré no seu carro e o manobrou, nos despedimos. Enquanto atravessa a garagem para subir as escadas de casa, fiquei pensando sobre o Brasil e no nosso futuro político. Pois mesmo que não aceitemos, a política interfere em tudo nas nossas vidas.

Pensei em mulheres e homens como o João, e esses sim é que deveriam tomar conta do nosso Brasil, não esses crápulas que estão no poder lá em Brasília há anos. Tramando conchavos que só beneficiam eles próprios e roubando todos os brasileiros deslavadamente.

Se o Brasil tem jeito? Sinceramente acho que não! Pois é praticamente impossível que mulheres e homens honrados como o João – um dia cheguem a nos representar na política. Enquanto isso – todos nós vamos indo ladeira abaixo...


***

0 comentários:

Postar um comentário